Consciência Coletiva de Carbono
Apresentação
Projeto Carbono 21
Atualmente
Muitas iniciativas e ações estão sendo implementadas no mundo para conter o avanço do aquecimento global. Entretanto, e infelizmente, esses esforços não estão sendo nem de longe capazes de resolver esse gigantesco problema ou os efeitos adversos causados por ele.
O homem, há séculos, vem destruindo o ecossistema do nosso planeta. Florestas centenárias com inúmeras espécies aniquiladas. Rios, mares, oceanos, solo: não existe sequer um recurso natural que não foi ou continue sendo explorado e destruído pelo homem com a única finalidade: gerar dinheiro rapidamente, mesmo que isso destrua a própria fonte do dinheiro.
Não há mais tempo. Se continuarmos concentrados somente em ações gananciosas e irresponsáveis, o preço será (ou, mais exatamente, continuará sendo) alto. O planeta está prestes a perder sua capacidade de sustentar a vida como conhecemos, e com isso o resultado será o aumento de catástrofes naturais e mudanças climáticas sem precedentes. Se a ação humana frente a esse desafio for a passividade, o que se espera é um cenário que tornará insustentável a vida da grande maioria das espécies na Terra, inclusive a espécie humana.
“Nós somos o mundo, e tudo que fazemos ao mundo é fazê-lo a nós mesmos… tudo e todos estamos interligados”
Nossa missão
Conscientizar, impulsionar e financiar o plantio e preservação de 1 milhão de km² de florestas e biomas até 2050. Essa é uma área imensa, maior que o terriótio da França e Alemanha juntos.
Atualmente, Carbono 21 é o maior projeto de colaboração climática e reflorestamento sustentável do planeta.
Soluões que integram a plataforma:
1. Consciência Coletiva de Carbono (3Cs):
Infraestrutura educacional, tecnológica, pedagógica e didática que está sendo pensada para promover a conscientização coletiva no modo com que as pessoas se relacionam com o meio ambiente, seja em seus hábitos de consumo ou em suas atividades de exploração dos recursos naturais.
2. Crédito de Preservação – Sistema de incentivo e compensação financeira:
O Crédito Preservação pagará os contratos de preservação ambiental registrados na Plataforma Carbono 21.
Acessar o Crédito Preservação será simples e descomplicado: os proprietários de terras cadastram as áreas que desejam preservar na Plataforma Carbono 21 e recebem ganhos financeiros por isso.
Todos os tipos de áreas são aceitáveis, não importando a topografia, localização, se estão degradadas ou se são terras não cultiváveis. As oportunidades de ganhos financeiros, entretanto, variam dependendo do tipo de área.
3. Plataforma Carbono 21 – Sistema Financeiro e de Pagamentos:
O Sistema Financeiro e de pagamentos da Carbono 21 está sendo desenvolvido com a inovadora tecnologia Blockchain.
A tecnologia Blockchain da plataforma Carbono 21 permitirá a emissão da sua própria moeda digital que se chamará Carbono.
4. Carbono – Moeda digital:
Carbono, será uma criptomoeda – como outras moedas com as quais convivemos cotidianamente, com a diferença de ser totalmente digital. Além disso, ela não será emitida por governos (como é o caso do real ou do dólar, por exemplo), mas sim com base nos benefícios de sustentabilidade trazidos pelas áreas registradas na plataforma.
Assim, a criptomoeda Carbono poderá ser usada por qualquer pessoa com as mesmas finalidades do dinheiro físico, como o Real. As principais funções serão:
Pagamento dos contratos da Plataforma Carbono 21;
Servir como meio de troca, facilitando transações comerciais cotidianas;
Reserva de valor, para a preservação do poder de compra no futuro; e
Unidade de conta, quando os produtos são precificados e o cálculo econômico é realizado em função dela.
Carbono será uma das poucas (se não a única) moeda do mundo a ter um valor nobre em sua existência, a sustentabilidade da vida em nosso planeta.
5. Solução Financeira Global:
Atualmente, país nenhum do mundo dispõe dos recursos financeiros suficientes para resolver o problema ambiental que cresce no planeta.
Com as soluções financeira e inovadoras da Carbono 21 é possível resolver o gigantesco déficit de capital dos governos, ao criar uma moeda digital cuja emissão é baseada nos benefícios trazidos por árvores plantadas – é como se as árvores fossem os “mineradores” do sistema, para usar o jargão comum do universo de criptomoedas.
Assim, a Carbono 21 não depende de recursos externos para financiar os contratos de preservação ambiental em sua plataforma, mas se baseia em sua própria moeda digital, emitida de forma transparente e rastreável. Essa solução contribuirá significativamente com o déficit de caixa dos governos, entidades e ONGs no combate ao aquecimento global.
6. Lastro Preservação:
Cada moeda digital Carbono emitida será lastreada em áreas (hectares) de florestas preservadas ao redor do mundo.
Importante entender: quanto mais usarmos CARBONO, seja como um investimento ou para transações de compra no dia a dia, estaremos contribuindo significativamente com a preservação ambiental no planeta e, consequentemente, diminuindo o aquecimento global.
7. Contrato Preservação – Contrato digital da Carbono 21:
É o mecanismo legal que irá regulamentar todos os acordos de preservação ambiental entre as partes envolvidas nas ações de preservação (membros associados e Carbono 21).
O Contrato Preservação é um dos recursos que integram a Plataforma, devendo ser preenchido pelo preservador com as informações referente a área a ser preservada.
8. Amigos do Planeta – Conselho Geral da Carbono 21:
O Conselho Geral da Carbono 21 será composto por representantes dos mais variados segmentos.
Serão convidados a compor o conselho: governos, ONU, universidades, cientistas, entidades não governamentais, filantropos, pensadores, economistas, ambientalistas e todos os departamentos governamentais e empresas de monitoramento ambiental do mundo.
A função do Conselho Geral da Carbono 21 será a cooperação entre os representantes no desenvolvimento das políticas de preservação ambiental, compensação financeira e monitoramento das áreas em preservação da plataforma.
Instituições envolvidas no desenvolvimento do projeto:
Universidade de São Paulo (USP);
Universidade de Santa Catarina (UDESC);
Faculdade de Economia da USP (FEA USP);
University Blockchain Research Initiative (UBRI);
Agência de Comunicação ECA Jr.;
RIPPLE;
Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC).
Tecnologia Blockchain
Blockchain: é a tecnologia que está sendo empregada na construção da plataforma Carbono 21.
Blockchain é um livro-razão digital e compartilhado que permitirá o processo de registro de transações e de controle de ativos na rede de negócios Carbono 21.
O uso desta tecnologia é imprescindível para a existência da Plataforma, pois sem ela seria muito difícil registrar os contratos de preservação e o pagamento destes contratos com a grau de total transparência, rastreabilidade e segurança.
Blockchain é a tecnologia que permitiu o surgimento do Bitcoin.
Definição: Blockchain é um livro-razão digital e compartilhado que permite o processo de registro de transações e de controle de ativos em uma rede de negócios. Um ativo pode ser tangível (uma casa, um carro, dinheiro, terrenos) ou intangível (propriedade intelectual, patentes, direitos autorais, branding). Praticamente qualquer item de valor pode ter um equivalente digital registrado em uma rede de blockchain.
Uma rede blockchain pode registrar contratos, pedidos, pagamentos, contas, produção e muito mais. A informação é o motor dos negócios. Quanto mais rápido for recebida e maior for a precisão, melhor.
O blockchain é ideal para isso porque permite a implementação de modelos transparentes de gestão de informação, possibilitando, em última instância, que o usuário verifique, com garantia de integridade, as transações decorridas na plataforma. Deste modo, garante-se um modelo de negócios.
Principais elementos de um blockchain:
Tecnologia de livro-razão distribuído
Todos os participantes da rede têm acesso ao livro-razão distribuído e ao registro das transações. Com essas informações compartilhadas, as transações são registradas apenas uma vez. Esse é um procedimento muito mais fácil do que o usado nas redes de negócios tradicionais.
Registros transparentes
É possivel permitir que qualquer pessoa possa ler o livro-razão, consultando, assim, as transações realizadas na rede. Além disso, a tecnologia blockchain permite a implementação de logs transparentes: a publicação periódica de parte do livro razão, de modo que qualquer pessoa possa ter a garantia matemática de que o conjunto de transações registrados não foi alterado pelos participantes da rede.
Contratos inteligentes
Contratos inteligentes são programas de computador utilizados para intermediar as transações decorridas na rede. Eles definem regras de negócio e garantem que as operações ocorram conforme especificado no algoritmo. Um contrato inteligente pode definir, por exemplo, as condições para a transferências de títulos privados e incluir termos para o pagamento, entre outras opções.
Como funciona o Blockchain:
As transações são registradas em “blocos” de dados
Essas transações mostram a movimentação de um ativo que pode ser tangível (um produto ou área de terra) ou intangível (propriedade intelectual). O bloco de dados pode registrar as informações que você definir: quem, o quê, quando, onde, quanto, à condição e até uma área de terra não importando o seu tamanho e localização no planeta.
Os blocos estão concatenados em uma cadeia
Que registra a movimentação ou a mudança de propriedade de um ativo. Os blocos indicam a sequência temporal das transações e estão vinculados de forma a garantir a integridade da informação, impossibilitando a alteração dos dados de uma transação, sem a alteração de todos os blocos subsequentes.
As transações são incluídas juntas em uma cadeia: um blockchain
Cada bloco adicional reforça a verificação do anterior e, consequentemente, de todo o blockchain. Um agente mal-intencionado não pode adulterar uma transação sem afetar o conjunto de blocos subsequentes. Caso isso ocorra, possuirá um blockchain distinto dos demais participantes da rede, podendo ser expulso
A Plataforma da Carbono 21 contará com uma arquitetura de Blockchain Consorciada, permitindo que usuários tokenizem suas áreas de terra na forma de NFTs, ou seja criem um Token Não-fungível, um equivalente digital da terra. Os titulares desses NFTs se comprometem com o reflorestamento e preservação das suas áreas de terras tokenizadas, e recebem por isso uma série de benefícios.
Ou seja, qualquer proprietário de terras que queira preservar áreas com cobertura florestal, ou reflorestar parte ou a totalidade das suas terras, poderá fazer de maneira simples e rápida o registro dessas áreas na Plataforma Carbono 21 gerando Crédito Preservação (receita financeira passiva) para cada hectare de área preservada e/ou recuperada ambientalmente.
Ao registrar suas áreas na plataforma, os proprietários de terra passarão a se beneficiar da emissão de moedas digitais Carbono, lucrando a cada ano com a preservação de sua área.
Tecnologias da Plataforma Carbono 21:
- Blockchain próprio
- Token
- Criptomoeda
- Smart contracts (contratos digitais de preservação)
- Sistema de pagamentos
- Sistema de compensação ambiental (Crédito Preservação)
- Sistema de registro de projetos de preservação
- Monitoramento ambiental
- Padrão ERC – 1155 (garante a compatibilidade com outras plataformas)
- HYPERLEDGER FABRIC
- IPFS
- docker
- node js
- MySQL
Base de cálculo, Valor e Usabilidade
Base de cáulculo e pagamento
A base de cálculo será o tamanho da área (em hectares), dentre outros parâmetros:
- A receita passiva para detentores de NFTs (áreas preservadas registradas na plataforma) será paga com a moeda digital Carbono.
- Para cada hectare preservado e/ou plantado em florestas serão pagos Carbonos periodicamente.
Carbono é o dinheiro digital que será emitido para pagamento das áreas preservadas, e poderá ser usado como qualquer outo tipo de (cripto)moeda, em troca de bens e serviços.
Valor da criptomoeda Carbono
Na atualidade usamos o dinheiro fiduciário: Dólar, Euro, Real entre outros.
De forma simples, a moeda fiduciária (ou Fiat Currency) é uma moeda sem lastro em metal ou valor intrínseco. Portanto, ela só possui valor porque o governo, a economia e as pessoas em geral atribuem uma valia à moeda fiduciária, mas não porque ela, por si, apresenta algum valor.
Para responder qual o valor da moeda digital Carbono, começo com uma pergunta:
Qual é o preço da vida em nosso planeta?
Enquanto as moedas fiduciárias no mundo não representam nada em si, a moeda digital Carbono é o único dinheiro no planeta lastreado em vida, em ações de preservação.
Agora, Pergunto:
Qual valor você atribuiria a moeda digital Carbono?
Qualquer pessoa poderá usar?
Quanto mais pessoas usarem o Dinheiro Digital Carbono aqui na Terra, menos dióxido de carbono estará sendo emitido para a atmosfera: esse é o papel das árvores que dão lastro à plataforma Carbono 21.
O mundo vive uma contínua transformação tecnológica e digital, essa evolução, também, chegou para o dinheiro em papel e para os meios de pagamento tradicionais. Hoje, todos usamos de forma simples o dinheiro digital e pagamentos pela rede, seja um cartão de crédito ou fazendo um Pix. Diariamente, bilhões em ativos financeiros são transacionados digitalmente no mundo.
Com a moeda digital Carbono será do mesmo modo: à medida que as pessoas adquirirem consciência da importância que a moeda Carbono representa na preservação do planeta, a usabilidade e aceitação da moeda acontecerá naturalmente entre as pessoas e empresas.
Estrutura de funcionamento
Abaixo, apresentamos a infraestrutura que compõe o ecossistema tecnológico do Carbono 21. É importante mencionar que todo esse ecossistema está em fase de desenvolvimento e tem previsão de conclusão até 2024.
- Plataforma tecnológica baseada em blockchain;
- Sistema de tokenização integrado à plataforma;
- Conformidade com regulamentação ambiental e outras leis aplicáveis;
- Integração de Mecanismos e Agentes como monitores e reguladores das áreas registradas na plataforma, assegurando o cumprimento dos compromissos de preservação;
- Setor de conformidade;
- Setor de comunicação e atendimento aos membros associados e usuários;
- Conselho financeiro e de mercado da moeda Carbono;
- Conselho geral da Carbono 21, com a participação de representantes de governos, da ONU, de universidades, cientistas, entidades não governamentais, filantropos, pensadores, economistas, ambientalistas, além de departamentos governamentais e empresas de monitoramento ambiental de todo o mundo;
- Criptomoeda Carbono.
Este ecossistema visa promover a preservação ambiental por meio de tecnologia inovadora e em conformidade com as regulamentações globais, unindo diversos stakeholders em um esforço coletivo para proteger o meio ambiente e combate as mudanças climáticas.
